APRESENTAÇÃO

Inovação da Informação

segunda-feira, 14 de março de 2011

TAM - 7 Mandamentos Comandante Rolim


Estudei no MBA - Gestão de Pessoas deste sábado, um case da grande e bem sucedida empresa TAM Linhas Aéreas S/A. E verificamos a questão da cultura nas empresas. Como é difícil a questão do processo sucessório quando o presidente da organização falece, caso da empresa TAM. A questão da cultura é muito complicada, pois muitos líderes são envolvidos com a ânsia do fundador em realizar seu sonho e acabam acreditando também nessa realização. Ao verem o sonho realizado, mesmo que o fundador não esteja mais envolvido (caso de falecimento), essas pessoas se tornam seguidores acreditando que nada deve ser mudado porque “deu certo”. Dessa maneira, influenciam todos ao seu redor e dificultam a administração dos novos sucessores que precisam se adaptar a cultura da organização e continuar o trabalho. Isso ocorreu com a empresa TAM, comandante Rolim (grande marco na organização – início em 1971), muda a trajetória da empresa com grande sucesso e com envolvimento de todos os funcionários. E em 1997, o comandante cria os "Sete Mandamentos TAM". Trata-se de normas de conduta que considerava primordial tanto para ele quanto para todos os seus colaboradores. Foram sempre - e são até hoje - lembradas e estimuladas no dia a dia da empresa.

São eles:
1 - Nada substitui o lucro
2 - Em busca do ótimo não se faz o bom
3 - Mais importante que o cliente é a segurança
4 - A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder
5 - Pensem muito antes de agir
6 - A humildade é fundamental
7 - Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar


RAFITUSFLY

Com certeza esses mandamentos não são somente para utilização na TAM, mas sim também em nosso dia-a-dia. Em cada ação e tomada de decisão precisamos tê-los em mente. Na gestão de pessoas principalmente. É muito bom se fizemos um painel e fixarmos em um lugar bem visível e todos os dias estarmos nos lembrando de cada mandamento.
Podemos observar também que no próprio processo seletivo da empresa TAM esses mandamentos são lembrados. Não é avaliada somente a formação acadêmica (conhecimento) dos candidatos, mas sim toda a sua identidade com a cultura organizacional, isto é, o quanto cada candidato possui dos 07 mandamentos do comandante.
Outro fato importante que podemos aprender com a história do comandante Rolim é uma questão bastante esquecida nos dias de hoje. Sonhos. Precisamos muito entregar nossos sonhos na mão de Deus e lutar por eles. Quando houver oportunidade, entrem no site da TAM e confiram toda a história do comandante, uma demonstração de quando temos dificuldades devemos sempre ter um foco. Foco de crescimento e de qual é o nosso objetivo, nossa missão. E sempre estarmos atentos às oportunidades. Não deixa-las passar.
Gostaria de concluir com uma frase do comandante Rolim que diz: "Toda grande obra é fruto da obsessão de um sonhador".

E o grande sucesso da empresa TAM pode destacar-se primeiramente na visão da organização:

“Visão: Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.”

E dê uma olhada a que Jesus diz sobre o fato de servir: 

“Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:45.

Um comentário:

  1. Eu amo a TAM.Tenho orgulho de trabalhar nessa empresa, e principalmente por ter uma historia tão linda.O comandante Rolim foi um guerreiro.

    - ''Toda grnade obra é fruto da obecessão de um sonhador. ''
    (Comandante Rolim)


    Vanessa Lourenço.

    ResponderExcluir